Monday, June 05, 2006

Adoro discutir sobre "frases", questionar sobre o real significado de cada uma delas constitui verdadeiro exercício mental e, por que não dizer, espiritual.

"Qualquer caminho não passa de um caminho, e não há afronta, para si ou para os outros, em largá-lo, se é isso que o seu coração lhe manda fazer. Mas sua decisão deve ser isenta de medo e de ambição".

Carlos Castañeda

Isento de medo?? É possível isso?? Nossa vida é pontuada por sensações de medo, insegurança, receio... o medo funciona como importante "sistema de aviso", biológico e cultural. Gerenciar o medo, controlar os riscos, sem deixar de percorrer o caminho... essa é a capacidade que nos faz HOMENS (mestres no comando, como diria Camille Paglia).

Isento de ambição?? Como?? Se não ambiciarmos um mínimo de qualquer coisa que seja, vamos viver baseados em que? Falando da frase acima, se o coração manda "fazer algo" já existe ambição, caso contrário não teríamos motivos para levar um trabalho adiante, um relacionamento, um objetivo. VIVER sem ambição é flertar com a MORTE.

Essa é só minha opinião!

See ya!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A vida ("caminhos") é muito simples,nós com nossos medos,ambicões e etc é que complicamos tudo!!!!

6:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Adoro, amo, filosofar...

Pensar e questionar...

Viver, aprender e crescer...

Com a sua frase acima, tenho uma sensação...

A sensação de se separar, ego da alma ou espírito...

Voce questionou e analisou com o ego, seu corpo, e principalmente seus desejos.

Eu te digo que ista essencia da frase, na verdade é seu sopro de vida. E a divindade de Deus eu seu corpo físico. Mas é muito complexa toda esta estrutura desta explicaçao.

Além de nossa vida coporal, deveriamos buscar algo... O "self" de Jung, o "status quo" de Freud... Neste momento em que tudo tende a zero... nao existem medos, nao existem desejos ou ambicoes... simplesmente as forcas se equilibram e se igualam.

Mas como a filosofia é distinta e complexa... Te diria mais... nessa situação de alargar o caminho, se trataria de evoluir, seria realizar simplesmente sua tarefa de vida e designios, chamados mistérios de Deus... Sem questionamentos... pois tudo já se soube e tudo está revelado para quem atinge o self (Jesus, Gandi, Buda).

Se conhece ou ler Depack Chopra um médico indiano, poderá entender este sentimento. Quando ele simplesmente explica que voce deveria viver, e seguir seu curso e jornada de vida como relizam as coisas na natureza. Ele dá vários exemplos... um deles o mecanismo de vida das células... ou o desabrochar de uma flor, se doando sem questionamento, medos ou interesse... o curso dos seres vivos.

Portanto, meu amigo, neste momento eu te questiono... se a natureza segue esta jornada, assim tao singela... como a descricao da frase, quem realmente esta mais a frente nesta evolucao de alargar o caminho (evoluir), nós ou eles?

9:00 PM  

Post a Comment

<< Home